sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

As Ilhas de um tal Albert

(esboço de um anúncio publicitário. o título do spot seria assim: príncipe à velocidade da luz)
no domingo vão ouvir-me falar sobre isto. marketing, albert einstein, turismo, são tomé e príncipe. porque não sabia os pormenores do enredo resolvi googlar. teclei: theory of relativity sao tome and principe. o resultado da pesquisa chegou
vroommm! bip-bip
em nanogoogle secs (o diabo ainda nem tinha acabado de esfregar o olho): e logo em primeiro lugar apareceu um cientista de nome arthur stanley eddington na wikipedia (aqui entre nós, e para não cansar me cansar a escrever o nome do senhor, doravante ASE) . cliquei, li e, com a devida citação,
(ó para mim a fugir com o rabo à seringa a uma acção de plágio ou de uso não autorizado de propriedade alheia)
retirei a foto ali ao lado e o trecho em itálico:
Após a guerra, Eddington partiu para São Tomé e Príncipe, onde um eclípse solar total seria visível em 29 de maio de 1919.
e que
Durante o eclipse, Eddington tirou diversas fotografias das regiões situadas em torno do Sol.
numa outra entrada, a wiki esclarece que a experiência de ASE foi realizada na ilha do príncipe (descoberta em 17 de Janeiro de 1471, por ... ). sabe a quem pertencem as reticências? muito bem!
João de Santarém e Pedro Escobar nunca imaginasticaram que 448 anos depois, a ilha que descobriram viria a ser palco de demonstração da velocidade da luz. diz quem lá esteve, que na roça sundi existe uma placa que assinala o lugar da experiência. faça como são tomé, o santo, e pague para ver v. mesmo.

1 comentário:

Unknown disse...

Caro Kiluange,

Gostaria de agradecer o facto de googlando (termo novo) encontrares e trazer a baila "a teoria da Relatividade e STP".

Se se fizer um inquerito em STP agora e mesmo no passado (jovem nação) as mentes mais esclarecidas não saberiam encontrar o ponto comum que unira para sempre esta teoria ao País.

E agora pergunto eu, como querem discutir e pensar STP geo-estratégico se nem fazem a ideia de factos cientificos que estão relacionados ao arquipelago por lotaria geografica.

Confesso que sabia do facto mas nunca cheguei a saber o nome do cientista inglês "Eddington". Espero não esquecer o nome e tentar fazer a divulgação merecida.

Penso ser o ponto de partida para o conhecimento da teoria nas Ilhas Verdes do Equador.

Independentemente da sua comprovação empirica esteja associado ao pais e mais concretamente a ilha do principe (roça Sundi).

Ha mais vida que a politica em STP como dizia o PR Jorge Sampaio ao respeito do défice orçamental portugues. Os cerebros do pais tem de se redireccionar para as outras areas do saber como a ciência.

Para terminar, e em abono da verdade a Gulbenkian no ano de 1994 realizou uma cerimonia de comemoração desta teoria em STP.