quarta-feira, 25 de julho de 2007

Viste por aí o verão?

na semana passada deixei a sensação de que estava de malas aviadas para férias, levando na bagagem dois livros e o mundo debaixo do braço. deixei no ar o espectro da saudade, num até setembro se deus quiser. no entanto, por boa educação e cautela avisei que se o tempo não soprasse bons ventos me ficaria pelas ondas da rádio. nesse entretanto, troquei as voltas à lista e em vez de um outro livro adicional, preferi pegar no meu computador portátil e assinar um serviço sem fios. vou de verão mas não posso deixar para trás o IMAGINASTICANDO: tenho de escrever posts para o meu blog; tenho de cumprir o meu ritual de cidadania e pertença à blogosfera. este é o meu último post antes de partir. espero que o leitor compreenda: se a tradição (por curta que tenha sido) lhes cunhou o carácter público de um diário íntimo, hoje os blogs e a galáxia onde giram numa velocidade incrivelmente delirante deixaram de ser um fenómeno periférico para passarem a ser um fenónemo absolutamente essencial na sociedade de informação. como dizia o poeta, no início estranha-se, depois entranha-se. a sedução bloguista já não é apenas a do desabafo existencial, mas o do comentário, do facto, da informação, da reflexão, do som, da imagem… e também dos silêncios: os silêncios apressados de cada salto, de cada leitura viciante. é que a blogosfera tornou-se numa grande conversa global na qual o indivíduo se liberta, partilhando ideias e redes de influência, criando novos modos de comunicar; tornando-nos uma espécie de repórteres populares… mesmo se num safari de verão. ao contrário de um livro que nos propõe uma viagem de passiva e nos invade de leitura, o blog promete-nos uma continuidade participativa, documental… cheia de impressões e verões digitais. e porque o tempo continua de maus fígados, não parto apenas para o verão com o mundo debaixo do braço: parto para a blogosfera com a esperança de lá encontrar o verão perdido deste mês de julho. e já agora: espero que agosto não se perca também!

Sem comentários: