terça-feira, 17 de julho de 2007

Verão: o mundo debaixo do braço

em pleno verão, já com julho a escorrer pela testa e de malas aviadas para um recanto de refúgio também eu não queria ouvir mais uma crónica. queria já ter partido. é que depois de uma temporada de onze meses de trabalho (para os mais afortunados) ou de nove meses de aulas (por mal descontados que sejam), eu respeito o ouvinte que merecidamente declarou aberta a caça ao ócio: começou aquela época do ano em que apenas queremos fazer nada e viajamos para um lugar do não quero nem saber. e apenas nos preocupamos com a nossa lista de livros e lugares de fuga, desligando as preocupações que nos consumiram as energias, a paciência, o talento até,… e o corpo em amassos nos transportes durante quase um ano. nesta época, ver televisão entedia, ouvir rádio compromete. só temos uma saída: pegar em livros e levar o mundo debaixo do braço até à praia, queimando o tempo nas águas descalças e nas areias sentadas num comprimento de onda fresca. por isso, em vez de uma crónica como as de costume, preferia mergulhar nas águas do verão, aviando-me na minha lista de livros, que se resumem a dois: the green king, em inglês, para me tornar as férias mais lentas, para me invadir de mundos novos, escorrendo-me na prosa, na memória, na narração. esquecendo-me, por instantes, do trabalho, da rádio… desta crónica. o outro ainda não sei qual! e, na verdade, nem interessa: apenas servirá para me fazer lembrar: não o vou ler! preciso desse livro extra para me lembrar que estou de férias. e para aquela doce ilusão de ter tempo para mais um. para mim as férias começarão na primeira página do the green king e acabarão quando arrumar o outro livro para voltar para o trabalho. vou começar este verão na lombada de um livro que não sei para onde me levará. e nem estou aí para isso! apenas seguirei o conselho do meu irmão: leva-te neste livro!... e nem me disse porquê. como quem nos oferece um bilhete, boa viagem,… sei que vais voltar. até lá, vou-me deixando invadir pelas ondas da rádio.

Sem comentários: